Cnow Marketing

Cnow Marketing

O que é o marketing de conteúdo e qual a sua importância?

Dentre as muitas abordagens de marketing que as marcas podem adotar para potencializar as suas vendas, o marketing de conteúdo é talvez a mais vantajosa e benéfica para o negócio. 

Isso ocorre devido às transformações nos meios de comunicação e nos meios de produção e distribuição de produtos e serviços tornaram o mercado extremamente competitivo e deram aos consumidores muito mais autonomia quanto aos conteúdos, produtos e serviços que consomem. 


Assim, destacar-se com um 
marketing de conteúdo estratégico e bem executado coloca a empresa muitos passos à frente das concorrentes.


Se você deseja aprender mais sobre 
marketing de conteúdo e como ele pode transformar os resultados do seu negócio, continue lendo.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma abordagem do marketing que busca aumentar a credibilidade da marca por meio da produção de conteúdos que vão além da simples divulgação do produto vendido, sendo de fato útil para os consumidores. 


Essa abordagem do marketing se tornou muito popular graças à digitalização do mundo, visto que a internet se tornou o melhor lugar para difundir os conteúdos em questão. Todavia, o 
marketing de conteúdo é anterior à internet, sendo que o caso do Guia Michelin, que surgiu em 1900, é considerado o primeiro emprego de uma estratégia de  marketing de conteúdo. 

Hoje, o marketing de conteúdo geralmente aparece nas empresas como parte integrante da estratégia de inbound marketing, e as pessoas tendem a acreditar que marketing de conteúdo e inbound marketing são sinônimos devido ao propósito semelhante de atrair e fidelizar clientes.


marketing de conteúdo é um braço fundamental no inbound marketing que, por sua vez, é uma estratégia mais complexa que usa o marketing de conteúdo para controlar todo o processo de compra dos consumidores por meio do funil de vendas, passando pelas etapas de atrair, converter, vender e encantar.


Assim, entende-se por 
marketing de conteúdo qualquer estratégia em que a empresa desenvolve conteúdos úteis que impulsionam o branding e estimulam a venda do produto de forma sutil. 

Já o inbound marketing aprofunda a complexidade do processo, propondo toda uma estruturação de conteúdos e outras técnicas para monitorar e influir em todas as etapas que envolvem a aquisição de um produto.

Por que contar com uma estratégia de marketing de conteúdo?

Atualmente, a maioria das empresas já contam com uma estratégia minimamente estruturada de marketing de conteúdo em seus processos de venda, geralmente atrelada a uma estratégia de inbound marketing. E o motivo disso é que o uso dessas ferramentas, principalmente em conjunto, é muito eficiente e benéfico para a empresa.


Dentre os principais motivos para investir em 
marketing de conteúdo, destacamos:

Aumentar a visibilidade e a autoridade da marca

Atualmente, as pessoas têm muito mais poder em relação ao que irão ou não consumir, visto que, graças aos avanços tecnológicos, não são mais condicionadas a consumir apenas os conteúdos que as empresas desejam que consumam, já que podem realizar buscas na internet e encontrar qualquer tipo de conteúdo.


Assim, para se manterem competitivas, as empresas precisam produzir conteúdos de fato relevantes e que vão ser do interesse do público, porque ele é quem decide o que vai consumir. O 
marketing de conteúdo entra, dessa forma, como uma maneira das marcas agregarem valor para além da venda dos seus produtos e/ou serviços.


Por isso, a empresa que investe em 
marketing de conteúdo e produz materiais que são de fato do interesse do público acaba recebendo mais atenção, tornando-se autoridade no seu nicho. 

Atrair e fidelizar os clientes 


Diretamente atrelado ao motivo anterior, a atração e fidelização dos clientes é um dos principais motivos para investir em 
marketing de conteúdo. Uma empresa que tem mais visibilidade e autoridade consequentemente encontra mais oportunidades de atrair e fidelizar clientes.

Se você está o tempo todo encontrando as soluções para as suas dores no conteúdo de uma mesma marca, no momento de adquirir um produto ou serviço, é muito provável que você, mesmo que inconscientemente, dê preferência às marcas que seu cérebro já está acostumado a ver e já associa à solução de problemas.

Gerar tráfego de maneira orgânica e econômica


Apesar de não ser uma exclusividade do 
marketing digital, o marketing de conteúdo foi muito potencializado pelo advento da tecnologia e sua popularização, visto que a internet é hoje um dos maiores canais de consumo de conteúdo. Atualmente, a maioria das empresas realizam vendas online e possuem estratégias de marketing digital. 


Uma boa estratégia de 
marketing de conteúdo aumenta a circulação de pessoas na página da empresa de forma econômica e eficiente, potencializando as vendas e o lucro.

Possuir indicadores fáceis de mensurar


Além de ser uma ferramenta consideravelmente acessível de aplicar na sua estratégia, o 
marketing de conteúdo geralmente apresenta indicadores fáceis de mensurar e tratar.


Os dados referentes ao desempenho de uma página focada em 
marketing de conteúdo são de fácil acesso e oferecem insights de fácil interpretação para a otimização das campanhas.

Com o uso das ferramentas certas, você consegue monitorar a adesão das pessoas ao seu conteúdo, a forma como os usuários interagem com ele e os resultados que ele gera, sendo muito mais fácil perceber os pontos de melhoria e potencializar ainda mais os seus resultados.

Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente?


Agora que você já sabe a importância de investir em 
marketing de conteúdo, aqui estão algumas dicas essenciais para a criação de uma estratégia de sucesso. 


Como vimos, o 
marketing de conteúdo não necessariamente precisa ser feito na internet, apesar de esse ser o canal adotado pela maioria esmagadora das empresas atualmente. 


Dessa forma, as dicas apresentadas aqui, com exceção de uma delas, podem e devem ser aplicadas a sua estratégia, independente do canal em que você decida veicular os seus 
conteúdos.

Conheça a sua persona e os interesses dela


O primeiro e possivelmente o mais importante passo de qualquer estratégia de 
marketing de conteúdo é conhecer a sua persona. 

Uma persona é um perfil do consumidor ideal dos produtos de uma empresa. Ela é construída por meio de dados reais dos consumidores dessa empresa, que podem ser coletados de diferentes formas.


Conhecer a sua persona e os seus interesses é importante porque o 
marketing de conteúdo não é voltado à promoção dos produtos da marca por si só. Os conteúdos devem dialogar com a marca, mas oferecer informações úteis para os consumidores, de modo que eles comecem a associar a marca ao serviço sempre que pensarem no assunto. É o que chamamos de construção de autoridade.

Assim, conhecendo a sua persona, você poderá produzir conteúdos direcionados ao seu consumidor ideal, abordando temas que tangem as suas dores e os seus interesses, garantindo que ele os consuma.

Faça um planejamento de conteúdo 

Uma vez estabelecida a sua persona, é a hora de fazer o seu planejamento de conteúdo. Nesta etapa, você vai usar o conhecimento que adquiriu sobre a sua persona para planejar quais conteúdos vai produzir. 

Como dito anteriormente, a maioria das empresas opta por produzir conteúdos para a internet, disponibilizando-os em seus blogs ou redes sociais. Nesse caso, uma parte importante desse processo é a pesquisa de palavras-chave. 


Palavras-chave são os termos usados pelos usuários nos motores de busca para encontrar respostas para suas dúvidas. Uma boa estratégia de 
marketing de conteúdo na internet deve focar em sanar essas dúvidas. Falaremos sobre ferramentas úteis nesse processo mais à frente.

Mesmo que a sua estratégia não seja veiculada na internet, ainda é possível usar essas ferramentas para descobrir o que tem sido pesquisado em relação ao seu nicho, de modo a guiar a produção dos seus conteúdos.

Alguns exemplos de materiais que não são necessariamente veiculados na internet são mapas, revistas, agendas e folhetos informativos.


O planejamento de conteúdo deve incluir, além dos assuntos abordados, o canal de veiculação e a frequência. Lembre-se que uma estratégia de 
marketing de conteúdo eficiente deve apresentar constância. 

Aplique técnicas de SEO nos seus conteúdos


Essa dica é exclusiva para os conteúdos que serão veiculados na internet, pois trata-se de técnicas para tornar as suas páginas mais fáceis de serem encontradas nas pesquisas feitas nos motores de busca, especialmente no Google. 
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que, em tradução livre, significa otimização para motores de busca. 

Entende-se por motor de busca qualquer canal onde os usuários podem, por meio de palavras-chave, buscar respostas para as suas dúvidas. O Google é o principal motor de busca atual, mas existem outros, como o Yahoo e o Bing. Além disso, redes sociais também possuem motores de busca.

Existem algumas práticas que podem melhorar o ranqueamento das suas páginas, fazendo com que elas apareçam entre as primeiras posições da página de resultados de busca, e as primeiras posições recebem quase todos os cliques. Então, estar entre as primeiras posições é muito importante para o sucesso da sua estratégia.

Algumas dicas de otimização SEO para os seus conteúdos são:

  • Produza conteúdos fáceis de ler e escaneáveis;
  • Use palavras-chave head tails e long tails;
  • Faça uma estratégia de link building;
  • Estruture o seu conteúdo em uma hierarquia de subtítulos. 

Monitore os seus resultados

Para o sucesso da sua estratégia você deve, claro, acompanhar o desempenho das suas ações, monitorando os resultados e acompanhando as principais métricas. O acompanhamento de indicadores é importante para qualquer empresa e em qualquer atividade, não apenas no marketing. 

Depois de liberar os seus conteúdos, você deve sempre estar atento a forma como as pessoas estão interagindo com ele. Isso lhe dará insights sobre quais passos tomar, se o conteúdo está tendo pouca adesão e precisa ser melhorado, se o conteúdo está indo bem e merece investimento. 


marketing de conteúdo é uma estratégia de resultados a longo prazo, portanto, tenha paciência e mensure os seus números. 

Ferramentas úteis para a sua estratégia de marketing de conteúdo

Para auxiliar na estruturação da sua estratégia, essas ferramentas podem ser úteis.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta do Google que oferece relatórios detalhados sobre o comportamento dos usuários nas suas páginas da web.

Você pode acompanhar o desempenho de cada um dos seus conteúdos com essa ferramenta, podendo identificar quais não estão tendo bons desempenhos e quais estão gerando mais resultados. Assim, você consegue saber quando algo está apresentando um desempenho fora da curva, já que ainda é possível comparar o desempenho das páginas em períodos diferentes.

Além disso, o relatório “público-alvo” oferece informações valiosas para você entender ainda mais a sua persona. 

SEMrush Keyword Magic Tool


Essa é uma das ferramentas mais completas de busca de palavras-chave da internet. Com ela, você consegue descobrir variações de uma palavra-chave específica, volume de busca e informações sobre os domínios que melhor estão 
ranqueadas para aquela keyword.

A ferramenta possui vários filtros que ajudam a encontrar novas palavras-chave úteis para o seu empreendimento e como elas aparecem nas pesquisas, além de outras funcionalidades excelentes para as otimizações SEO.

O ponto negativo dessa ferramenta é que ela é paga e, por isso, pode não ser interessante para iniciantes. Porém, você ainda consegue fazer 10 consultas gratuitas por dia, o que já é de grande ajuda.

Ubersuggest

Como o SEMrush Keyword Magic Tool é uma ferramenta paga, trouxemos também uma ferramenta gratuita, caso as 10 pesquisas diárias do SEMrush não sejam o suficiente. 


O Ubersuggest é um software de pesquisa de palavras-chave e oferece uma versão grátis e paga. A interface do site é simples e intuitiva, com poucos cliques, você recebe o relatório com as principais métricas relacionadas a um termo ou a uma 
URL.

Ela é um pouco menos completa que o SEMrush, mas ainda é muito útil, principalmente se usada em conjunto com outras ferramentas, inclusive com as 10 pesquisas gratuitas oferecidas diariamente pelo SEMrush Keyword Magic Tool.

MozBar

A Moz é uma plataforma que oferece vários serviços úteis para os profissionais do marketing, especialmente para os que trabalham com SEO. O MozBar é uma extensão da Moz que é ativada no navegador. Com ela, você consegue ver a autoridade dos domínios e das páginas da web.

Essa informação é importante na hora de construir a sua estratégia de link building. Quanto maior a autoridade, melhor o Google considera aquela página ou domínio. Assim, linkar para um dessas páginas ou, se você der sorte, ser linkado por um desses domínios, contará muitos pontos para o rankeamento das suas páginas.

Ou seja, por meio dessa ferramenta, você consegue filtrar os links que usará em sua estratégia potencializando os seus resultados.

Empresas para acompanhar e se inspirar


Para lhe inspirar na sua estratégia, separamos algumas marcas que fazem um trabalho muito interessante de 
marketing de conteúdo.

Redbull


Uma aula sobre entender o seu público, o 
blog da Redbull é um exemplo de que você não precisa ficar preso ao setor da sua empresa na hora de investir em marketing de conteúdo, afinal, o marketing de conteúdo é mais sobre a sua persona do que sobre a sua marca. 

Entendendo que o sucesso da estratégia de conteúdo está em oferecer materiais que sejam do interesse da sua persona, o Redbull percebeu que grande parte dos seus consumidores se interessam por esportes. É o motivo de muitos deles consumirem os produtos.

Assim, em seu blog, a marca traz conteúdos sobre vários esportes. Atrelado há uma excelente redação e um igualmente excelente design, a estratégia tem se mostrado super efetiva, e o blog, muito interessante de acompanhar.

Letras

A Letras era, inicialmente, um site que disponibilizava letras de música para quando as pessoas queriam aprender essas letras. O site também oferecia traduções de músicas em outros idiomas.

Com o crescimento do site — que se tornou o maior em seu segmento — as coisas foram se tornando mais profissionais, e hoje eles são uma empresa focada não apenas no entretenimento, mas também em idiomas, oferecendo cursos. Essa ideia surgiu da percepção de que aprender novos idiomas era um interesse de muitos dos seus usuários. 


E onde entra a estratégia de conteúdo? O 
blog da Letras tem uma excelente curadoria de conteúdos com os artigos mais cativantes tanto para quem ama música quanto para quem gosta de aprender idiomas, tendo inclusive conteúdos que unem os dois tópicos. 

Contador Agora!

O Contador Agora é uma empresa que oferece soluções completas de marketing digital para contadores, possuindo hoje uma carteira de clientes com algumas das maiores contabilidades do Brasil. 

Como uma boa empresa de marketing, o Contador Agora percebeu que uma ótima oportunidade de fortalecer a sua imagem no mercado seria unir, em um único blog, conteúdos sobre empreendedorismo, contabilidade e marketing digital, unindo os pontos de interesse dos seus clientes, dos clientes dos seus clientes e do próprio Contador Agora.


O resultado disso é um 
blog com informações úteis para qualquer empreendedor que quer se manter atualizado sobre assuntos do mundo corporativo. 

Uma curiosidade que talvez você não saiba é que o Contador Agora foi a empresa que originou a CNow, a empresa que vos fala. 

CNow Marketing

E claro que não poderíamos deixar de fazer o nosso jabá. A CNow é uma empresa que oferece soluções de marketing digital para empresas que desejam potencializar os seus resultados através das melhores e mais atualizadas técnicas de marketing. Sabendo disso, a nossa equipe percebeu que consolidar a imagem da CNow como referência em marketing digital é uma importante etapa desse processo. 

O resultado disso é que temos um time de peso trabalhando para que conteúdos como esse cheguem às suas mãos, para que não apenas as pessoas que consomem os nossos produtos, que são empresas, mas todas as pessoas que se interessem por marketing saibam a qualidade do nosso trabalho.

Cases de sucesso da história do marketing de conteúdo


Como vimos, apesar de ter sido potencializado pela era digital e hoje ser um braço do inbound marketing, o 
marketing de conteúdo existia antes da internet e houveram alguns casos marcantes ao longo do tempo.


Separamos dois marcos do 
marketing de conteúdo pré-era digital que exprimem a complexidade e a capacidade de impacto que uma boa estratégia de marketing digital carrega.

Guia Michelin


Como uma empresa focada na fabricação de pneus se tornou tão influente entre empresas do ramo de serviços de hotelaria e restaurantes, a ponto de, ainda hoje, a validação da marca ter grande peso para esses estabelecimentos? A história do Guia Michelin é o primeiro caso de 
marketing de conteúdo registrado e talvez a mais emblemática.

Fundada no final do século XIX, na França, a empresa Michelin é voltada à produção de equipamentos automobilísticos, especialmente pneus. Todavia, no final do século XIX, as pessoas ainda não usavam carros da forma como usamos hoje, já que o acesso a essa tecnologia era muito restrito. Assim, os irmãos fundadores viram a necessidade de estimular o uso de automóveis, de modo a aumentar a busca por pneus.

Dessa necessidade, veio uma das estratégias mais efetivas e marcantes da história: a confecção do Guia Michelin, um guia que elencava os melhores hotéis e restaurantes para conhecer. 

A ideia era, por meio do guia, convencer as pessoas a se locomoverem com seus automóveis, impulsionando a busca por pneus, produto oferecido pela marca. 

A iniciativa teve resultados melhores do que o esperado, impulsionando não apenas os resultados da Michelin, mas também os dos estabelecimentos indicados pelo guia, fazendo com que a empresa se tornasse muito influente entre os estabelecimentos que prestam esses serviços, apesar de ser de um segmento completamente diferente.

O resultado é que, até hoje, a Michelin é relevante para hotéis e restaurantes, sendo as estrelas Michelin, honraria concedida aos estabelecimentos que a Michelin julga merecedores em suas avaliações, sinônimo de serviços da melhor qualidade entre esses estabelecimentos e atestado de sucesso.

Leite condensado moça


Você acreditaria se eu lhe contasse que o 
marketing de conteúdo, quando bem articulado a uma estratégia, é capaz de influenciar a cultura de um país inteiro e modificar de forma definitiva os hábitos alimentares de uma população? Pois essa é exatamente a história de como o leite condensado se tornou um produto essencial na maioria das sobremesas do Brasil graças à Nestlé e ao seu leite condensado Moça.

O leite condensado foi originalmente produzido nos Estados Unidos e não demorou para que a novidade chegasse a Europa e, especialmente, à Nestlé, empresa suíça que foi responsável pela popularização do alimento, especialmente no Brasil.

O “milkmaid”, apelidado pelo população brasileira de “leite moça”, nome que depois foi oficializado pela marca, era o leite condensado da Nestlé, que começou a ser importado para o Brasil em 1890 e que, em sua embalagem, trazia copys que endossavam o consumo do leite condensado como uma alternativa para o leite, que era um alimento essencial à vida por ser o primeiro alimento que nos era disponibilizado enquanto crianças.


O marketing funcionou e o produto foi aceito pela população brasileira, mas isso era só o início de um dos cases de 
marketing de conteúdo mais emblemáticos da história.

Com o produto já circulando em território nacional, a Nestlé, e posteriormente outras marcas que também passaram a distribuir o produto, começou a educar o público de que o leite condensado era o ingrediente mais versátil para a confecção de sobremesas. Isso foi feito através da veiculação de receitas de sobremesas que levavam o ingrediente nas embalagens de leite condensado.

É possível que você já tenha se deparado com uma embalagem de leite condensado com uma receita e talvez até tenha achado pouco útil, já que, hoje, é possível conseguir receitas muito facilmente na internet. Mas foram essas receitas as responsáveis por introduzir o leite condensado nas receitas de sobremesas mais comuns do Brasil, como o pudim, o arroz doce e a salada de frutas, em uma época em que o acesso à informação era restrito.


Já parou para pensar que o pudim é uma sobremesa muito comum em outros países, mas que o leite condensado, que para nós é o ingrediente básico da receita, não? Isso ocorre porque o leite condensado nunca foi a base da receita original, nós apenas fomos muito bem educados pelas marcas que produzem leite condensado de que ele é a base da receita por meio de uma estratégia muito efetiva de 
marketing de conteúdo.

Conheça as soluções da CNow Marketing!

Se você está buscando impulsionar os resultados da sua empresa através das melhores práticas de marketing de conteúdo, precisa conhecer a CNow Marketing

A CNow é uma empresa que oferece as melhores e mais atualizadas soluções de marketing digital disponíveis no mercado, estruturando todo o processo de vendas dos seus clientes e impulsionando seus resultados.


Se deseja ter um time altamente qualificado assumindo a responsabilidade por todo o marketing da sua empresa, entre em 
contato conosco!

Guest Blogging: Atraindo Audiência com Colaborações
09Mai
SEO

Guest Blogging: Atraindo Audiência com Colaborações

Guest Blogging: Atraindo Audiência com Colaborações Guest blogging é uma estratégia de marketing digital que envolve a criação de conteúdo para ser publicado em blogs de terceiros.  Essa prática traz…

O Poder das Palavras-chave de Cauda Longa
06Mai
SEO

O Poder das Palavras-chave de Cauda Longa

O Poder das Palavras-chave de Cauda Longa Na era digital em que vivemos, a visibilidade online tornou-se uma moeda de alto valor para empresas e indivíduos que desejam destacar-se em…

Estratégias de Conteúdo Visual para Atrair a Atenção
02Mai
SEO

Estratégias de Conteúdo Visual para Atrair a Atenção

Estratégias de Conteúdo Visual para Atrair a Atenção Estratégias de conteúdo visual são essenciais para capturar e manter a atenção do público em um ambiente digital cada vez mais saturado. …